ARTETERAPIA

O que é arteterapia?
A arteterapia é uma linguagem que utiliza várias formas de expressão como meio de comunicação, que procura auxiliar o indivíduo a suprir suas necessidades de se expressar criativamente favorecendo ainda a sua transformação. Ela não explica a produção do trabalho ao indivíduo, mas procura ser um facilitador, trabalhando de uma forma reflexiva auxiliando na busca de prováveis significados nas imagens ali representadas.
A arteterapia é recente no Brasil, portanto cresce o número de pesquisas nas áreas da educação, da saúde e da organização. “No Brasil, deve-se muito a Nise da Silveira que em 1952, cria o Museu de Imagens do Inconsciente um dos mais importantes do mundo.”

CONHEÇA UM POUCO DO MEU PROJETO PROJETO DE PESQUISA:
A monografia completa deste projeto esta registrada na biblioteca nacional c/ o nome:
“BATEU-LEVOU”
Autora: Marasilva Souza Assis Martins
Uberlândia / MG

APRESENTAÇÃO RESUMIDA

TEMA: Como a arteterapia pode auxiliar no desenvolvimento da criança agressiva.

PÚBLICO: Crianças agressivas de 07 a 10 anos, e a abordagem é de uma pesquisa do tipo descritiva c/ estudo de casos

OBJETIVOS:
  • Auxiliar a criança a se desenvolver de forma saudável.
  • Oferecer elementos para estruturação interna da criança.
  • Trabalhar com valores humanos, pessoais e sociais, individual e em grupo.
A agressividade faz parte do crescimento e desenvolvimento de qualquer criança, mas é importante observar qual é o grau desta agressividade.A criança agressiva apresenta reações vivenciais hostis e tem dificuldade de adaptação.As crianças com comportamentos agressivos, na maioria das vezes sentem-se ameaçadas e estão propensas a reagir sempre na defensiva.Segundo TRAIN, (1997) “Existem aquelas crianças que durante o jogo, tornam-se fisicamente descontroladas e perdem os limites. Sua agressividade é muito bruta e intimida a todos, mas limita-se às situações que geralmente evolvem a fantasia. Tem pouco sucesso na resolução de disputas...Outras crianças são fisicamente agressivas em disputas e se mostram muito controladoras. Especializam-se em provocar os outros e, mesmo sem terem sido provocadas...Um terceiro grupo inclui as crianças que são agressivas e dominadoras em sua fala, mas não são fisicamente violentas...” (TRAIN, A., Ajudando a Criança Agressiva – p. 36).Existem ainda outros tipos de agressividade que podem apresentar repentinamente devido a fatos isolados ocorridos, como por exemplo as diferenças na escola, incapacidade de aprender, as dificuldades de relacionamentos ou ainda, por terem sofrido algum tipo de acidente grave.Ao trabalhar esse transtorno pode-se facilitar o equilíbrio das emoções gerando saúde física, mental e espiritual.Desta forma, a criança terá uma oportunidade de fazer um diálogo consigo mesma, transformar sua existência, dar espaço a linguagem em suas diversidades.O trabalho arteterapêutico enfatiza o uso das diferentes linguagens verbal ou não verbal para possibilitar os indivíduos descobrir identidades possíveis nas diferentes formas de se expressar no mundo.

CONCLUSÃO:
A pesquisa mostra a eficácia da arteterapia quando aplicada adequadamente em crianças com transtornos emocionais resgatando a auto-estima e o desenvolvimento psíquico. Promove ainda, a capacidade de adaptação à vida coletiva e social.A arteterapia não tem uma resposta pronta e também não revela a cura destes transtornos, mas funciona como um trampolim para busca de novas possibilidades.É dentro desta incerteza e na busca de novas possibilidades, que cada movimento diante de nossos olhos adquirem novas formas que contribuem para as mudanças.O papel do arteterapeuta neste contexto é de trabalhar essa criança e ajudá-la na causa de sua dificuldade específica.Não há um movimento único, são vários fatores que geram as condições para buscar novas formas de aprender.Quando damos existência a algo novo estamos trabalhando nosso criativo e aumentando essa capacidade de aprenderÉ fundamental reconhecer essa capacidade de forma tão natural quanto falar, comer e dormir.A arteterapia irá beneficiar a criança como um ser pensante, construtor, criativo, sensível e intuitivo que libera emocionalmente o auto-conhecimento, a auto-confiança, possibilitando o equilíbrio e a maturidade.

ALGUMAS FOTOS DAS OFICINAS


Confecção de um brinquedo - G. 07 anos

Confecção de um brinquedo J.H. 09 anos

Rosilene (parceira de oficina)

Casa de bonecas

Nosso ninho

Vamos virar um pássaro?

Trabalho em grupo

Buscando um caminho

Descobrindo um caminho